segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Rescaldo do fim-de-semana

Este fim-de-semana alinhei num passeio diferente. Com um grupo de pessoal fomos a Fátima, em dois dias. No 1º dia, Sábado, partimos do Parque das Nações em direcção aos Olhos de Água, onde iríamos dormir. Era um grupo grande:
Da esquerda para a direita: Zé Luz, MCA, Eu, Rechena, Tdi, Santos, MariaBolacha, Lobo, Rui Santos, Honda, NetFranck, Remi, MajorAlvega, Arquinha, Lena e Turtle(A foto está escura mas a culpa foi do Siza Vieira que desenhou a pala do pavilhão).
O trajecto não era muito duro. Tivemos algumas ligações por estrada, devido à falta de tascas ou rolotes a vender mines no mato. A primeira paragem foi em Alverca, pois a garganta já estava muito seca.
Em Vila Franca encontrámos-nos com a equipa de apoio moral, e transporte de bagagem: as nossas meninas. Lá estavam a minha Cristina, a mamã Rechena e a Ana Catarina, a Susana e a Loura com os seus reguilas André e Rafael. Depois de uns quadradinhos para o caminho, só fomos parar em Valada para o almoço betetista: bifanas e imperiais. Aí ficou logo um companheiro, com a bike e as pernas empenadas, o Lobo. O que, embora infelizmente para ele, veio a calhar muito bem à Cristina;)
Próxima paragem: Santarém, ida às compras (fruta e água) e novo encontro com as nossas meninas. Aí, contrariamente ao previsto, não perdemos mais ninguém, pois o Bolacha com muito esforço conseguiu perder o combóio para Lisboa, e teve que seguir viagem conosco.
Depois disso só voltei a parar quase em Olhos de Água, onde acompanhei o Rechena numa mine. Ele juntou-lhe um Red Bull para ter asas até ao fim da etapa. Deu resultado na altura, mas não sei se compensa as dores de barriga que lhe deram depois ao jantar.
Chegados aos Olhos de Água: banhocas (e Halibut para alguns).Vestimos uma roupinha mais quente pois arrefeceu bastante. Entre todos lá conseguimos emprestar umas coisitas para o Bolacha não ter frio. O jantar foi 5*, a carne picada com esparguete estava espectacular,com uma boa vinhaça a acompanhar, e uma linguiça e um pão de kilo, trazidos directamente do Alentejo, pela Arquinha.
Regressados às camaratas era hora de descansar, mas as vizinhas da camarata ao lado não deixavam os homens dormir com o barulho que faziam ;). Mas lá conseguimos dormir qualquer coisinha, apesar das ressonadelas de alguém...



No 2º dia, a alvorada foi cedinho, o pequeno almoço era a partir das 8.30. Com os olhos postos na subida que nos esperava lá fomos comendo. Menos kms mas muita serra e descampada. Só fizemos uma paragem, desta feita em Minde para compararmos a velocidade máxima atingida na descida. O recorde está em 87 km/h, pertence ao Santos. Fiz uns míseros 86... Para o ano tenho que dar mais ao pedal.
Chegámos a Fátima por volta das 13.30, 13.45. Depois da foto da praxe, banhoca, almoço e casa, desta feita de carro. Foi uma experiência a repetir para o ano!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Vila Nova de Milfontes - Aljezur

Só para vos dizer que as fotos já estão no Picasa. Vão até lá e roam-se de inveja:)

Próximo evento: Lisboa-Fátima em dois dias, já no próximo fim-de-semana.

Mombeja


No Domingo passado fui até Mombeja. A prova tinha 65 kms e correu muito bem. Fui sempre com a companhia do Nuno "Tdi" até ao fim e os resultados viram-se: 21º lugar com 3h01m. Era um percurso sem grande dificuldade técnica e sempre a rolar. O almocinho estava bem bom e o saquinho das prendas faz lembrar o Alvalade-Porto Côvo, só que aqui abastecem-nos de produtos Colgate :). Tivemos ainda os quadradinhos para sobremesa ;). Mais fotos em Btt-tv.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ETAPA DA VOLTA - VILA NOVA MILFONTES - ALJEZUR

No Domingo passado, alinhei com o grupo do ProjectoBTT, em fazer uma etapa da Volta a Portugal em BTT, não oficial, claro. Assim sendo fui ter com o grupo a Vila Nova de Milfontes, de onde partimos. Era um grupo porreiro de 13 elementos, onde, entre outros, estavam a Ana "Turtle", o Nuno "Tdi", o Zé e a Beta que já conhecia da Vidigueira. De Milfontes seguimos em direcção ao Cabo Sardão, onde fizemos grande parte do percurso por estrada, porque os trilhos são de areia... Não estávamos ali para andar a doer mas para passear... e alguns deles tinham feito a etapa anterior na véspera, à volta de 100 kms de Alcácer do Sal a Vila Nova de Milfontes, com muita areia e a serra de Grândola pelo meio, logo ainda estavam a ressacar...Paragem para cafézinho e fotografias, e sempre encostados à costa partimos para a Zambujeira do Mar. Lá encostámos as meninas e toca a sentar para almoçar na esplanada. Tempo bom, sem muito calor e pouco vento. Depois de uma rica almoçarada, arrancamos para a mais longa etapa: o lanche seria já no Rogil, umas duas horas depois. Apesar de longa foi uma das mais bonitas. Andámos muito tempo junto aos canais de rega, tornados famosos pelo festival do Sudoeste. Uma descida espectacular à chegada a Odeceixe, que valeu bem a pena subir para a voltar a descer, opinião partilhada apenas pelo Rui, e incompreensível para as meninas que desciam a pé...Depois de umas bebidas fresquinhas e uns bolinhos na esplanada do "Pão do Rogil", arrancamos para as últimas pedaladas até Aljezur, e a tomada do castelo pelos bttistas foi um sucesso! Chegámos lá por volta das 17.00 e depois das fotos da praxe, o problema do regresso... nem todos tinham carro de apoio como eu: a Cristina andou sempre à nossa frente, e esperava por nós nos "abastecimentos". Mas tudo se resolveu sem ser preciso ninguém pedalar para Norte.
Concluindo foi um dia muito bem passado e uma experiência para repetir. Venha mais uma etapa com este grupo!
Ah... o track está gravado no GPS, quem quiser fazer diga. Com um andamento jeitoso estes 75kms fazem-se bem em 4 horas. Não nos podemos é sentar na esplanada :)
Fotos para breve no Picasa, agora estou de férias. Depois aviso.